Déboras



Há na Biblia duas mulheres cujos nomes são Débora.A palavra "DÉBORA" em hebraico quer dizer abelha. 


primeira Débora viveu cerca de 4.000 anos atrás. Ela foi ama de Rebeka.Com certeza teve muita influência na vida de Rebeka.Viajou junto com ela, quando Rebeka viajou para casar com Issac. Ela provavelmente passou seus últimos anos cuidando de seus filhos, Esaú e Jacó. O que a Bíblia nos relata, quando ela morreu foi enterrada debaixo do Carvalho abaixo de Betel, e por isso foi chamado Alom-Bacute (Gênesis 35:8). Alom-Bacute significa "Carvalho do Choro" em hebraico.

Débora, a mãe de Israel
A Segunda Débora foi um juíza de Israel que viveu cerca de 3.000 anos atrás, durante um tempo quando o país era governado por juízes.Ela foi a única mulher juíza de Israel. Juíza e Profetisa e mulher de Lapidote (Juízes 4:4). Um juiz em Israel era um líder tribal que em tempos de paz tinha autoridade para resolver conflitos e problemas do povo e em tempos de guerra funcionava como um ponto de encontro para reunir as tribos e organizar resistência.E uma mulher teve essa autoridade.
Débora viu o estado de deterioração do país em torno de Efraim. A lei e a ordem havia sido quebrado, e já não era seguro para viajar nas estradas. Os colonos israelitas na colina do país de Canaã, eram os culpados por esses problemas. Continuamente eles viviam invadindo as fazendas de Canaã e Aldeias nas planícies e, claro, a poderosa Cdade-Estado retaliou e oprimiu os israelitas (Juízes 4:1-2-3). 
Os cananeus eram liderados pelo rei Jabim de Hazor.Jabim governou um grande fortificada Cidade-Estado em Canaã , e pode ter sido o líder de uma Confederação de Cidades-Estados Cananéias(Cidades-Estados eram Cidades que se auto-governavam). Seus objetivo era restaurar o poder de Canaã exterminando os invasores israelitas (Juízes 4:6-11 e 5:12-18). Ameaçados com a força do exército de Jabim, os israelitas procuraram Débora. Ela convocou Barak, um líder militar competente e falou a ele com autoridade de quem está cheia do Poder de Deus. Ele deveria ir ao Monte Tabor com tantos homens de combate, como ele poderia montar, e assim chamar a Jabim.E através de uma mensagem de Deus lhe disse para mobilizar 10 mil homens das tribos de Naftali e Zebulom para lutar contra o exército de Jabim, rei de Hazor, em Canaã. Barak aceita ir para a batalha, mas apenas se Debora for com ele. 
Mulher corajosa,decidida,guerreira e valente, Débora acompanha o exército, profetiza que Barak teria a honra de vencer Sísera, general do rei Jabim. (Juízes 4:14).Sísera marchou com seu exército inteiro, incluindo 900 carros de ferro para o rio Quisom (Juízes 4:13). 
Barak lidera seu exército para baixo nas encostas do Monte Tabor e derrota o inimigo (Juízes 4:15). Sísera, que escapou do abate pelos israelitas, é morto por Jael, uma mulher que com uma estaca bateu em sua cabeça enquanto ele está dormindo(Juízes 4:17). Isso cumpre a profecia de Débora que Sísera cairia para uma mulher. Débora e Baraque, para comemorar a vitória do povo de Deus compõem uma canção belíssima (Juízes 5). Alguns estudioso dizem que foi a própria Débora quem escreveu a canção.. Depois dessa batalha houve paz na terra por 40 anos.
Seja uma Débora:
Débora, à frente do próprio tempo

Era uma dona-de-casa comum, mas foi escolhida para ser juíza. Foi a única mulher das escrituras sagradas a ocupar um cargo político com excelência. Ela se definia como "mãe de Israel” e fazia de tudo para o bem da nação (Juízes 4:4-16).

- Principais virtudes Débora era bastante virtuosa: mãe de família, profeta, temente a Deus e líder militar. Traçou estratégias de batalha e conquistou muitas vitórias para Israel na época dos juízes. Foi a libertadora do povo hebreu em tempos de guerra contra os cananeus.

- Características 
• Líder Ela não se intimidou por ser mulher e ganhou o respeito dos líderes de Israel.
• Estrategista Débora sempre buscava maneiras de combater os inimigos buscando inspiração junto ao Senhor e, por isso, tinha êxito em tudo que fazia.
• Conselheira Era preocupada com as pessoas e sempre dava conselhos, discutindo e sugerindo soluções para quem estava com problemas.

- Seja como Débora
Ela é a prova de que uma mulher pode ser profissional e dona-de-casa ao mesmo tempo. Para imitá-la, procure ser atenciosa e justa. Administre bem o seu tempo e não tome decisões sem antes planejar tudo direitinho.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Joquebede, a mãe zelosa

Rispa, a mãe incansável

Como rezar diariamente