Isabel, a mãe de João


Isabel, justa diante de Deus


"E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor" (Lucas 1:6).
Isabel, cujo nome significa "Deus é meu juramento", era casada com o sacerdote do templo Zacarias. Ambos já eram velhos quando os conhecemos pela primeira vez na Bíblia. Enquanto ele tinha uma atividade de destaque (ele era sacerdote), ela vivia apenas para a sua casa e era estéril. Essa sua condição a deixava triste, pois qual era a mulher judia que não queria ter um filho? Qual era a mulher que não queria dar um filho a seu marido? Em Israel, ser uma mulher estéril  significava que ...
 1- seu esposo poderia se divorciar dela se ela não pudesse lhe dar filhos;
2- a mulher tinha pecado em sua vida.

Apesar de ser estéril, nenhuma destas duas afirmativas atingia a vida de Isabel. Ela, com certeza, não se preocupava como o divórcio, pois seu marido a amava e era, assim como ela, uma pessoa temente a Deus e dedicado a Ele.
Por outro lado, ela, por ser uma mulher de Deus, certamente, não se preocupava com o que os outros diziam sobre não ter filhos por causa de pecado. Lucas 1:6 nos diz que ela andava "... sem repreensão em todos os mandamentos." Apesar de não ter filhos ela repousava a sua vida nas mãos do seu Deus.

Isabel era descendente do sacerdote Arão, irmão de Moisés. Ela foi criada numa família que conhecia e amava a Deus. Além de tudo isso, ainda se casou com Zacarias que era sacerdote do templo do Senhor.
Ela foi uma mulher que aprendeu com seus antepassados a amar e ser fiel a Deus.

Apesar de velho, Zacarias vivia orando ao Senhor para que Ele lhe desse um filho. Um certo dia, ele foi surpreendido por um anjo do Senhor que lhe disse: "Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho e lhe porás o nome de João" (Lucas 1:13).
A Bíblia  nos diz que ele não creu no que estava ouvindo e por isso o anjo Gabriel lhe disse: "... eis que ficarás mudo, e não poderás falar até ao dia em que estas coisas aconteçam ..." (Lucas 1:20).

Em nenhum lugar da Bíblia vemos Isabel duvidando da promessa do Senhor mas vemos o seu reconhecimento ao saber que estava grávida. Ela disse: "Assim me fez o Senhor, nos dias em que atentou em mim, para destruir o meu opróbrio entre os homens" (Lucas 1:25).

Isabel creu no que o Senhor prometera a seu marido, apesar de ser uma mulher já idosa. Ela creu que se o Senhor iria presenteá-la com tão grande dádiva,

Isabel estava feliz por causa do filhinho que estava para nascer e era no Senhor, no Deus que ela tanta amava, que ela buscava forças.
Podemos imaginar o quanto ela foi agradecida a Ele e como confiou na Sua promessa quando Ele disse a Josué e em seu coração estaria também dizendo a ela: "... Esforça-te, e tem bom ânimo. não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo. por onde quer que andares" (Josué 1:9).
Provavelmente, Isabel, por causa da sua idade avançada, estava apreensiva. Estava apreensiva mas estava feliz com este presente que o Senhor lhe deu.
Isabel não se revoltou apesar de toda a sua vida ter se transformado. 
Um filho era tudo que ela queria e este seria "grande diante do Senhor" (Lucas 1:15).
Quando ela se encontrava no sexto mês de gravidez, recebeu a visita de Maria, sua prima. Ao ouvir sua saudação, sentiu que "a criancinha saltou no seu ventre" (Lucas1:41).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Joquebede, a mãe zelosa

Rispa, a mãe incansável

Como rezar diariamente